segunda-feira, 16 de outubro de 2017



O sol é o centro do sistema solar

Você sabia que as informações que temos hoje em dia sobre o Universo, são o resultado de muita pesquisa e até muita luta para que fossem comprovadas? 
Informações "simples", como sabermos que o centro do nosso sistema solar é o sol (como o próprio nome diz), que a Terra é esférica/geoide, a quantidade de planetas que existe... as pessoas demoravam muito tempo para comprovar e convencer a sociedade da nova verdade.
O vídeo de hoje se  passa em um período longínquo. Nele todos acreditavam que a Terra era o centro do nosso Universo, e que tanto os planetas como sol, giravam em torno dela. Todas as pessoas acreditavam nisso, menos uma, Galileu Galilei. 
Esse vídeo irá nos apresentar um pouco da história de luta, desse pesquisador, para comprovar as suas observações e descobertas astronômicas. 
Após assistir o filme, poste um comentário sobre o que você achou de toda a história. 

Uma ótima atividade!
Ms. Jana

33 comentários:

  1. Eu achei interessante,porque GALILEU GALILEI mostrou que o sol era o cetro da terra.Ele mostrou com um telescópio que ele mesmo fez. E,ele fez de tudo para publicar seu livro.
    MARIA MOURA DE MENDONÇA Y3A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria! Estudo, disciplina, conhecimento e persistência. Ele conseguiu provar após anos de dedicação e tentativas. Mas desistência era uma palavra que não fazia parte da sua rotina. Ele não inventou o telescópio, mas conseguiu aperfeiçoá-lo a ponto de usar a favor da comprovação de tudo o que ele acreditava. Beijos!!

      Excluir
  2. Eu achei o filme interessante por falar sobre a teoria do UnIverso. Ele fala que a terra não é o meio do sistema SOLAR e que a igreja estava errada, e o seu inimigo também.

    João Pedro Kyrillos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi, João. Galileu demonstrou muita coragem para defender o que acreditava. Que bom que ele estava certo e que hoje podemos usufruir de todo o seu conhecimento científico para explorarmos o Universo. Beijos!

      Excluir
  3. Eu achei interessante a coragem de Galileu Galilei porque ele foi e disse que a igreja estava errada, isso é uma coisa muito corajosa de se fazer. Eu acho que quase ninguém teria está coragem de dizer que a igreja está errada se pensasse igual Galileu Galilei . É por isso que me tocou a coragem dele e quando eu crescer quero ter a coragem de Galileu Galilei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo, Bárbara! Realmente a coragem dele junto com o conhecimento, o tornaram seguro e grande para contestar qualquer pessoa ou instituição que pensasse de forma contrária às suas descobertas. Ele foi genial para a humanidade! Mas você também é uma menina muito corajosa e que já apresenta, com segurança, para o outro, a sua forma de pensar e defende o que acredita com toda força. Você parece muito com Galileu Galilei.Beijos!

      Excluir
  4. Eu achei interessante o atrevimento do galileo dizer que a igreja estava errada.
    P.S eu faria o mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também achei, Valentina. Mas ele era atrevido porque sabia do que estava falando. Foram décadas de pesquisa e muito estudo para provar que a sua teoria estava correta.
      P.S. Eu sei que você faria o mesmo. KKKKKK...Beijos!!!

      Excluir
  5. Eu achei interessante a parte que o papa viu o Galileu discutindo ai o papa ficou triste porque o papa sabia que o Galileu estava certo sobre os planetas.

    Luiz Eduardo Carpentieri Exner
    Y3A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Luiz. A descoberta de Galileu mudou a história, o jeito das pessoas olharem o funcionamento do Universo. Hoje, quando existe alguma mudança, têm pessoas que resistem. Imagina naquela época onde o conhecimento, o acesso à informação e os recursos para provar algo eram mais limitados?! O papa acreditava, mas sabia todas as consequências que Galileu enfrentaria para que as pessoas acreditassem que a Terra não era o centro do Universo, e sim o sol. Ele foi um verdadeiro sábio e herói!

      Excluir
  6. Eu achei o video muito interessante, por que mistura um pouco de Historia e Ciência.Eu gosto de Gallileu por que ele luta para provar que esta certo e a bíblia esta errada,e descobre coisas muito importantes para comunidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Júlia, adoro esse seu jeito historiador e científico de olhar para os acontecimentos. Naquela época, a igreja era a detentora do conhecimento. As informações só eram divulgadas quando havia uma aprovação da igreja. Então não era a bíblia que estava errada, mas sim algumas descobertas feitas pelos seres humanos sobre o funcionamento do Universo. Quando Aristóteles provou que a Terra era o centro do Universo, ele tinha recursos muito limitados e isso foi uma grande descoberta para a época em que viveu. Só que, com a evolução do pensamento humano e da ousadia dos pesquisadores, dois mil anos depois de Aristóteles, Galileu já tinha uma visão diferente da dele. Mas, para construir a sua teoria, o ponto de partida foram os conhecimentos de Aristóteles. Beijos!!!

      Excluir
  7. Galileu Galilei,é um homem forte ele faz de tudo para provar sua teoria isso é muito interessante porque valeu a pena se esforçar para conseguir o que ele queria. xoxo,amanda pinto tenório

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Amanda. Ele era forte e persistente o suficiente para conseguir provar que a Terra não era o centro do Universo, e sim o sol. Mas os estudos contribuíram bastante para que ele fosse respeitado diante do que estava apresentando de novo para a sociedade.Você também tem um pouco de Galileu. É persistente e usa os seus conhecimentos para apresentar ao outro as suas ideias. Beijos!!!

      Excluir
  8. Eu gostei muito desse desenho animado,porque Galileu ele perseverou e foi um homem muito corajoso.Isso comprova que a Terra não é o centro do universo mais sim o sol.
    Jamerson

    ResponderExcluir
  9. Eu achei o video legal porque Galileu Galilei queria provar que a Terra girava em torno do sol ao invés do sol girar em torno da Terra e nesse tempo era muito dificil de provar, porque as pessoas tinham que acreditar no que a igreja falava.

    Arthur Maciel
    Year 3A

    ResponderExcluir
  10. Eu achi o vídeo interessante porque fala sobre uma pessoa que foi persistente o suficiente para conseguir provar que a Terra não só gira em torno do Sol como também gira em torno do seu próprio eixo. Ele foi muito inteligente pois pensou o que ninguém mais imaginava.

    Bj's
    Nicole Athayde
    year 3 A

    ResponderExcluir
  11. Eu achei interessante quando o Papa deixou Galileu escrever o livro.Ele provou que a Terra não é o centro do universo .


    Bj's
    Bruna Barretto
    Year 3 A

    ResponderExcluir
  12. Eu achei o video muito interessante porque fala do sistema solar.Eu não gostei da parte em que Galileo(u) morreu porque eu não gosto de mortes.O video é bom só que esse video tem um vilão.A igreja acreditava em uma coisa de um homen só porque ele viveu 2,000 anos atrás que esse homen disse que a Terra fica no centro que é seguida pela lua e depois vem Mercúrio depois venus depois o sol depois Marte e depois saturno.Mas galileo(u) não esplicou a mesma coisa.Galileo(u) esplicou que o sol fica no centro,depois Marte,depois a Terra,depois Saturno,depois Venus,depois Júpiter,depois Netuno e depois Urano.Então Galileo(u) estava certo,enfim eu gostei muito do video ms.

    ResponderExcluir
  13. Eu achei o video muito interessante porque fala do sistema solar.Eu não gostei da parte em que Galileo(u) morreu porque eu não gosto de mortes.O video é bom só que esse video tem um vilão.A igreja acreditava em uma coisa de um homen só porque ele viveu 2,000 anos atrás que esse homen disse que a Terra fica no centro que é seguida pela lua e depois vem Mercúrio depois venus depois o sol depois Marte e depois saturno.Mas galileo(u) não esplicou a mesma coisa.Galileo(u) esplicou que o sol fica no centro,depois Marte,depois a Terra,depois Saturno,depois Venus,depois Júpiter,depois Netuno e depois Urano.Então Galileo(u) estava certo,enfim eu gostei muito do video ms.

    (GABRIEL SALES OLIVEIRA year3A)

    ResponderExcluir
  14. Eu achei interessante porque ele lutou para conseguir que sua teoria fosse aceita mesmo contra a igreja, mesmo preso e doente ele continou produsindo seus livros, suas descobertas foram fantasticas.
    xoxo Isabella Galvão y3A

    ResponderExcluir
  15. Eu achei interessante que ele não desistiu que sua teoria estava certa mesmo sendo contra a igreja, e eu aprendi que a gente nunca deve desistir
    Y3A Camila Coutinho

    ResponderExcluir
  16. Eu gostei muito mas eu ñ gostei quando Galileu foi condenado à prisão perpétua.

    JP Y3B

    ResponderExcluir
  17. Eu achei o vídeo interessante porque Galileu era muito inteligente e lutou sua vida toda para provar que Aristotelis estava errado e que ele estava certo. E até hoje a gente desenha o sistema solar com os planetas girando em torno do sol e não o sol e os outros planetas girando em torno da terra.(Só não gostei quando Galileu foi condenado a prisão perpétua.)

    ResponderExcluir
  18. (Desculpe mas não coloquei meu nome então: )xoxo Giovanna Rolim Y3B��❤️������

    ResponderExcluir
  19. Eu achei o vídeo bem legal Galileu era um homem muito inteligente porque ele descobriu que uma coisa que todo mundo acreditava era incorreto. Eu gostei bastante só não gostei quando ele morreu e também quando ele foi condenado a prisão perpetua.

    ResponderExcluir
  20. O filme de Galileu é bem interessante porque ele não desistiu da sua convicção de que o sol não girava em torno da terra, e, sim, que a terra e os outros planetas giravam em torno do sol.
    Foi difícil ele contrariar o filósofo Aristóteles, e graças a ele, nós soubemos a verdade.
    E também ele criou um telescópio mais potente e começou a estudar o universo para expor sua ideia, mas ninguém o acreditou.

    ResponderExcluir
  21. Eu achei isso bem legal, porque Galileo lutou para dizer a verdade,
    que o sol fica no Centro dos planetas. Mas Galileo morreu. E o
    amigo de Galileo foi pra Holanda publicar o livro de Galileo.
    😊😉😄 xoxo Júlia

    ResponderExcluir
  22. Eu achei isso bem legal, porque Galileo lutou para dizer a verdade,
    que o sol fica no Centro dos planetas. Mas Galileo morreu. E o
    amigo de Galileo foi pra Holanda publicar o livro de Galileo.
    😊😉😄 xoxo Júlia

    ResponderExcluir
  23. Eu amei,porque Galileo se atreveu a falar a verdade que poucas pessoas fariam e Galileu descobriu que o sol não girava em torno da terra mas que a Terra girava e torno do sol.

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. O vídeo é muito legal pois mostrou que Galileo não mudou sua opinião, mesmo quando todos não acreditaram nas suas descobertas.
    Mariana Brasileiro Y3B

    ResponderExcluir
  26. Achei o video muito bom e muito triste.
    Porque ele não deviria morrer
    E a teoria dele estava serta é nāo a de aristoteles mas ele não desistio depois foi para a prisam i morreu de velice mas consiguindo espalha o seu livro

    Vitor costa

    ResponderExcluir