sexta-feira, 9 de junho de 2017


O momento é de apreciar e comentar!!!

Ao longo da nossa unidade "Where we are in place and time", estudamos sobre as histórias de família e o que elas têm a ver com a história do nosso país, estado e cidade.
Essa semana, apreciamos alguns dos trabalhos do arquiteto pernambucano Terciano Torres, e observamos o olhar diferente do autor sobre a história da colonização de Recife.


Ainda pensando nessa tema, a colonização do Recife, clique no link abaixo e aprecie o catálogo com todas as obras de Terciano Torres, da exposição "O Recife através dos tempos".
Em seguida, escolha uma das imagens  para observar detalhadamente o que ela representa para a nossa história. 
Depois, poste um comentário sobre a cena que você escolheu.
Não esqueça de revisar a sua escrita!!!

XOXO,

                           Ms. Janaína :)

44 comentários:

  1. Eu escolhi a primeira foto porque fala da época que os índios estavam tranquilos quando Pedro Álvares de Cabral chegou com suas embarcações e começou a escravizar os índios como se eles fossem criaturas sem alma e nem coração.
    Escrito por: Pedro Berti Japiassu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Pedro, obrigada pelo comentário! Realmente os portugueses chegaram ao Brasil implantando muitas mudanças e acabaram dizimando muitos dos povos indígenas que aqui moravam. E essa atitude nos faz refletir o quanto que a colonização do nosso país marcou, negativamente, a vida dos primeiros habitantes do Brasil.

      Excluir
  2. This was a great opporunity to learn more about Recife and Portugal colonization in Brazil. Thanks Ms Jana for sharing with me the expo lecture! I also loved the drawings and the catalogue, but most of all I loved meeting the wonderful Terciano Torres as his magnificent art! The kids will surely be amazed by his work! Recife deserves this!
    Hugs,
    Ms Taty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Indeed, Ms.Taty, to know Terciano Torres and his beautiful look at the colonization of Brazil, made us reflect and learn even more about the real history of the formation of the Brazilian people. Thank you for being part of this discovery with me !!!
      Hugs,
      Jana

      Excluir
  3. Eu escolhi a penúltima foto porque já esta com as cidades prontas e bonitas com pessoas e nenhuma escravidão e morte,porque também e mais alegre,e a época e mais nova. escrito por: Vitor C.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vítor, como é maravilhoso trabalhar com crianças que olham sempre o lado bom da história! Acho que você escolheu essa imagem por se perceber fazendo parte desse momento do Recife. Onde a cidade já está mais estruturada e funcionando. Obrigada pelo comentário!!!

      Excluir
  4. Eu escolhi a primeira foto porque achei interessante porque tem animais misticos como as sereias e eu achei legal porque tem indios ,sereias e caravelas e ilhas.
    Escrito por Maria Eduarda Seabra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duda, a primeira imagem realmente é bem interessante. Ela nos fala muitas coisas, como: o início da colonização de Recife, nos mostra os povos que aqui habitavam, a influência da cultura dos portugueses na nossa cultura, pois eles e outros europeus trouxeram as lendas para cá... adorei o seu comentário e observações!

      Excluir
  5. Eu escolhi o mapa 7 (ano de 1654).
    Ele fala que a primeira cerveja feita no Brasil foi no Recife, que a primeira moeda cunhada no Brasil foi em Recife.
    Retrata a expulsão dos holandeses de Pernambuco e a saga dos judeus.
    Eu achei o quadro interessante porque ele mostra a guerra e eu gosto de arco e flecha, espadas e Histórias de guerras.
    João Pedro de Freitas Kyrillos - y3a

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau, João! Quantas observações interessantes você conseguiu fazer nessa imagem. Parabéns!

      Excluir
  6. Eu escolhi o ultimo mapa porque a cidade esta com muitos predios, casas e muitas ruas e mais alegre com muitos lugares para as pessoas irrem e para os turistas passearem nas lojas e restaurantes. Mariana Brasileiro-year 3 B 💕

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, eu acho que essa imagem mostra como estamos hoje, não é? Você observou, nas pinturas anteriores, quantas informações e fatos históricos aconteceram em nossa cidade para ela ficar do jeitinho que está hoje? Adorei a sua escolha!

      Excluir
  7. Eu escolhi a imagem de 1609,porque eu a achei bem interessante.
    Nela eu vejo a igreja de Corpo Santo, o Convento de Santo Antônio e a vila dos pescadores.
    Nela eu também vejo os brancos(portugueses) escravizando os negros.
    Giovanna,year3B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, Gionvanna, infelizmente a colonização do nosso país foi marcada pelo desejo de construir uma nova identidade para o Brasil. Mas, associado a esse desejo, veio um longo período de escravidão e falta de humanidade com os povos indígenas e africanos. Por isso que achei muito rico esse material de Terciano, pois ele nos faz refletir, através das imagens, sobre tudo o que aconteceu na colonização do Brasil.

      Excluir
  8. Eu escolhi o mapa do ano de 1624 - o ataque holandês a Pernambuco. Eu achei esse mapa importante porque ele mostra o passado e como foi a guerra com os holandeses. Portugal ficou muito tempo em guerra com os holandeses porque os holandeses queriam dominar o Brasil. No final da guerra os português não aguentavam mais e deram Pernambuco aos holandeses. Quando os holandeses ficaram em Pernambuco teve um lado bom porque trouxeram muitas coisas e foi um ponto marcado em nossa história muito importante. Julia Lobo Mendonca Y3A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Júlia, adoro ler, ouvir e perceber todo o encanto que você tem pela história do nosso país. Você torna as nossas aulas mais ricas com as suas indagações e descobertas. Realmente, cada povo que lutou e colonizou o nosso país, estado e cidade, deixou um pouco de sua contribuição e isso fortaleceu a nossa identidade cultural. Com os holandeses não foi diferente, pois durante os 24 anos que esse povo ficou no nordeste brasileiro, deixou marcas em nossa arquitetura, cultura e no imaginário do nosso povo, como aconteceu com Maurício de Nassau , os seus projetos de urbanismo em nossa cidade e o seu famoso "Boi voador".

      Excluir
  9. Eu escolhi a imagem que retrata o ano de 1624, mais precisamente a chegada dos Holandeses Pernambuco, iniciando um período de dominação de aproximados 30 anos, com grandes mudanças para o cenário local, a exemplo da vinda de artistas e arquitetos, além da construção das primeira sinagoga e ponte das Américas.
    Maria, year 3A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, realmente, como acabei de comentar com Júlia, o período que os holandeses estiveram aqui em Pernambuco foi muito rico para o nosso estado e cidade. Você sabia que eles foram responsáveis por organizar o primeiro exército realmente brasileiro? Beijos e amanhã conversaremos um pouco mais sobre os holandeses e socializaremos as nossas descobertas.

      Excluir
  10. Eu fui à Exposição “O Recife através dos tempos” e gostei de todas as pinturas. Até conheci o artista. A foto que mais me chamou atenção foi a foto 35 de 1924, quando chegou a Rádio Clube de Pernambuco à cidade, além de muitos automóveis. A cidade está mais arrumada, as pontes foram construídas e se passou a vacinar as pessoas. Bárbara, Year 3A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bárbara, ver o catálogo já é encantador. Mas ver as imagens em tamanho real e conhecer o responsável por elas é mais encantador ainda. Que maravilha que você foi visitar a exposição! Cada imagem mostra fatos históricos para a nossa cidade e todo o percurso que passamos até ficarmos do jeito que estamos hoje. Beijos!!!

      Excluir
  11. Eu gostei da foto do porto de Pernambuco em 1530, porque tem os arrecifes, o oceano, o Rio Capibaribe, a Ilha do Recife,o contato com os nativos, a ilha de Santo Antônio e algumas figuras interessantes, como o Tritão.
    Heitor Milfont Bezerra Y3B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Heitor! Ela realmente nos mostra todo o período inicial da colonização e as primeiras contribuição que os povos colonizadores trouxeram para a nossa cultura.

      Excluir
  12. A obra que eu eu mais gostei foi a do Porto de Pernambuco. Mostra como era nossa terra em 1530: os arrecifes, o Rio Capibaribe, entre outras coisas. Mostra a caravela vindo de Olinda e entrando em Recife. Destaca, também, Duarte Coelho Pereira, o primeiro capitão-donatário da Capitania de Pernambuco e fundador de Olinda.
    Isabela Ximenes Y3B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente foi um período de muitas informações e transformações em nosso estado. Duarte Coelho teve um papel muito importante na história da nossa cidade.Você sabia que existe uma ponte no centro do Recife que tem o nome de Duarte Coelho? A que está lá não é a original. A primeira foi criada em 1868, e a sua estrutura era completamente metálica e servia como suporte para o transporte de trens urbanos. Mas com o tempo ela foi se desgastando e em seguida, fizeram a que nós usamos até hoje. Com a evolução dos meios de transporte, atualmente ela serve para a passagem de diversos tipos de veículos, como: carros, motos, ônibus, táxis...

      Excluir
  13. Eu escolhi a foto de 1913 - A Influência Francesa.
    Os Franceses queriam que tivesse um pouco da Cidade deles aqui no Brasil
    então, eles modificaram as estradas no centro de Recife.
    XOXO Júlia Schuler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Júlia! Todos os povos que vieram para o nosso estado e país, deixaram um pouco da sua cultura e contribuições em nosso país. Com os franceses não foi diferente.

      Excluir
  14. Eu escolhi a imagem da revolução de 1817 porque tinha muita coisa de sangue ai essa foto me deixou mais impressionado. A revolução pernambucana aconteceu porque as pessoas estavam insatisfeitas com o governo português e queriam se tornar independentes. Feito por LUIZ EDUARDO CARPENTIERI EXNER Y3A.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz, realmente a história da colonização pernambucana foi marcada por muitas lutas, sangue e guerras. Mas por outro lado, esses povos imprimiram um pouco da sua cultura na nossa, tornando-a rica e interessante.

      Excluir
  15. Na foto do seculo XIX no ano 1964 existia a ditadura. A ditadura é uma coisa horrível. O que é uma ditadura? Se você falar alguma coisa ruim sobre o governo militar, você seria preso, torturado ou eles podiam te matar. Você era vigiado o tempo todo. Até algums livros eram proibidos. A irmã do meu avô enterou algums livros no quintal da casa deles, só por causa da capa vermelha.
    Gabriela Schuler Y3B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wow, Gaby! This was such a powerful sharing!

      Excluir
    2. Uau, Gabi! Esse realmente foi um período muito marcante na história de muitas famílias. Às vezes não temos ideia do quanto que essa liberdade de expressão que desfrutamos hoje, foi conquistada com muita batalha, sangue, briga, protestos e mortes. Devemos valorizar essa liberdade de fala e usá-la a favor do bem e crescimento do nosso país. Gostaria muito que você compartilhasse melhor com a gente essa história de família. A sua tia avó realmente foi uma pessoa de coragem e que imprimiu, com toda certeza, a marca de um pensamento diferenciado e desejo de mudança na sua família.

      Excluir
  16. A foto que eu escolhi é A Colonização. Eu achei muito interessante porque mostra o período de 1537 a 1590. Nesse período os padres ensinavam os índios tupís a catequese, também foi fundada a Igrejinha do Corpo Santo e a Colônia de Pescadores. Começou a plantação de cana de açúcar, a escravidão dos índios e surgiram os Senhores de Engenho. Esse período foi muito difícil para os índios.

    XOXO, AMANDA PINTO TENÓRIO -YEAR 3-A

    I LOVE YOU MS. JANA!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Amanda, esse foi um período muito marcante para a história do Brasil. A imposição da cultura europeia sobre a indígena causou muitos conflitos. Tanto, que décadas depois, os povos indígenas, insatisfeitos com esse período de escravidão e imposição da cultura europeia, juntaram-se aos franceses para guerrear contra os portugueses. No que se refere ao açúcar, ele foi o ouro branco do Brasil, e essa produção sustentou o nosso país por mais de cem anos. Adorei o seu comentário! I love you too!!!

      Excluir
  17. A imagem que eu escolhi foi de 1624 que representa a ilha de Santo Antonio. Eu vi muitas casas, pessoas, barcos ,uma igreja e uma bandeira com a Cruz de Malta demostrando o domínio de Portugal, naquela época.

    ResponderExcluir
  18. Eu escolhi a foto do ano 1855 porque ela mostra o primeiro ônibus urbano do Recife que é uma carroça e porque tem uma caveira que significa Cólera Morbo.
    Por:Camila Coutinho Pessoa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Gabi! De um lado a urbanização e o transporte público, Do outro, as doenças que apareciam e se espalhavam pela sociedade. Ótima observação!

      Excluir
  19. Eu gostei da foto do porto de Pernambuco do ano de 1530 eu gostei da parte 4 porque é o qual mais coisas têm, lá tem pessoas, casas e animais e também é o lugar mais bonito da foto de porto de Pernambuco.
    assinado: Nicole, year - 3 A

    ResponderExcluir
  20. Eu escolhi as duas últimas imagens. Porque à cidade está mais fácil de identificar os lugares . Porque à escravidão chegou ao fim, porque à cidade ficou mais organizada . Antigamente só existia casas e não existia prédios e hoje à cidade do Recife tem muito prédio.
    Valentina

    ResponderExcluir
  21. Eu escolhi " A Metrópole". Porque tem cores, tem vida. Eu adorei. Simplesmente, ele pintou uma parte de Recife. Ele pintou uma parte da nossa vida!
    Cecilia Oriá. Y3A

    ResponderExcluir
  22. Eu escolhi a foto de 1522 quando o Brasil estava sendo colonizado quando os índios estavam sendo escravisados e antes dos áfricanos terem sido escravisados.

    ResponderExcluir
  23. Eu escolhi a penúltima foto, porque já não aparece mais escravidão e sofrimento e é tudo alegre e feliz. Com amor, Bruna Mathias year 3B
    Desculpe a hora, foi porque eu me esqueci.

    ResponderExcluir
  24. Eu escolhi essa foto porque é a mais bonita é colorida e é a foto do Brasil terminado.Eu escolhi a ultima porque é a que tem paz e porque ela não tem coisas tipo sangue e pelo contrario ela é bem bonita.GABRIEL SALES YEAR 3 A.

    ResponderExcluir
  25. Escolhi a foto 31 porque eu gostei que os franceses ajudaram nosso pais a ter um pouco da França . Eles influenciaram a construir prédios , ponte Princesa Isabel , teatro Santa Isabel , etc.

    ResponderExcluir