quarta-feira, 1 de abril de 2015



"Cordas"


De onde viemos? Quem somos? De que gostamos? Com quem convivemos? Somos todos diferentes? Como lido ao perceber as minhas diferenças e as dos outros? Como posso fazer bem e causar um diferencial na vida de alguém?O que nos liga nessa imensa teia de relações sociais e pessoais? Será que estamos ligados por uma grande corda?
Essas indagações surgiram ao longo do nosso primeiro tema: “Quem somos? ” Buscamos refletir sobre a verdadeira importância de conviver/se relacionar com o outro, respeitando, acima de tudo, as diferenças. As escolhas que eu faço interferem em quem eu sou e quem eu quero me tornar.
As reflexões foram além do óbvio. De fato, aprendemos juntos. Pensamos, refletimos, questionamos, concordamos, discordamos, elaboramos, registramos... Nos permitimos ouvir e falar diante de uma troca incessante de pontos de vista sobre os temas convivência, justiça e amizade. Para isso utilizamos vários textos e histórias, mas nenhum foi tão significativo e rico quanto o curta-metragem espanhol: “Cuerdas”.
Esse filme trata da relação de amizade entre uma menina e um menino (cadeirante) que descobriram que o elo entre o desejo dele se sentir parte de um grupo de crianças e o desejo dela de tornar isso possível, podia ser uma CORDA. É um filme emocionante, com uma linguagem infantil, mas que trouxe ensinamentos e uma lição de vida para todos os dois grupos do Year-3. Pois, nessa fase onde cada um está se descobrindo melhor e se percebendo como indivíduo que também faz parte de um grupo, o respeito às diferenças, a tolerância e o carinho são fundamentais para conduzirmos a nossa convivência de uma forma saudável e prazerosa, pois muito do que aprendemos na escola fazemos uso no mundo.
Junto com a família, assistam novamente essa linda e emocionante história. Ilustrem a parte que mais gostaram e, em seguida, postem um comentário sobre a mesma.



Uma ótima atividade!!!
Beijos!!
Ms. Janaína  



23 comentários:

  1. Diz que este vídeo não está disponível...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Helena! O vídeo já está disponível. Beijos!!! Ms. Janaína

      Excluir
  2. A parte que eu mais gostei foi a que Maria ensina o menino a jogar futebol.
    Esse filme passa uma mensagem muito emocionante, através da amizade entre duas crianças, que nos mostra a importância de ajudarmos uns aos outros! :) ;)
    Murilo Andrade Acioli - year 3 B

    ResponderExcluir
  3. A parte que eu mais gostei foi quando Maria ajuda o menino a fazer um golaço e ela levanta a camisa dele e sai correndo por ai.

    Gabriel Aversa Escobar year 3B

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei que ela guardou um pedaço dele com ela, lembrando das brincadeiras. Depois de 20 anos ela ainda continuou com um pedaço dele, mostrando que a amizade é para a vida inteira.
    Maria Luiza Bacalhau
    Year 3B

    ResponderExcluir
  5. A parte que eu mais gostei.Foi quando Maria se aproximou dele para fazer amizade e ao mesmo tempo ajudando ele a brincar. Pois não devemos descriminar ninguém.Temos que ser amigos de todos e ajudar uns aos outros.


    RAISSA YEAR 3B

    ResponderExcluir
  6. a parte que eu mais gostei foi que maria pegou uma corda e colocou no pe do menino e a maria puchou a coda e o pe do menino chutou e nao foi um golaso e a maria pegou a bola e ela disse gooooooooooooool e ela levantou a camisa e ficou corendo pelo parquet todo. Leonardo gusmao caminha

    ResponderExcluir
  7. #adorei e tambem achei muito lindo


    FELIZ PASCOA!!! :)

    ResponderExcluir
  8. Amei o vídeo. E o vídeo é muito triste.
    Ass.LUISA CAÚLA

    ResponderExcluir
  9. Eu gostei muito do vídeo. Ele é muito emocionante.

    A parte que eu gostei foi que Maria parou de pular corda para brincar com o novo amigo.

    Mariana de Souza Monteiro

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito do curta-metragem, é muito emocionante.

    Adorei tudo o que Maria faz para ajudar o novo amigo porque faz ele se sentir muito bem.

    Matias Porfiri D'avila.

    ResponderExcluir
  11. Eu gostei da parte em que Maria o ajudou a jogar futebol.
    Maria queria que ele se mexesse, mas não deu. Tambem foi
    uma pena o menino ter morrido .Maria ficou triste mas amarrou
    a corda que usou para ensinar a jogar futebol e ensinar outras
    coisas no braço para nunca esquecer dele.Alice Sales..

    ResponderExcluir
  12. Eu gostei muito. A parte que eu achei mais interessante foi quando a menina ajudou o menino a brincar porque ele tinha dificuldades.

    ResponderExcluir
  13. A atitude da menina foi muito bonita , porque fez ele se sentir especial,enquanto os amigos dela iguinoraram ele porque ele era diferente . Mas infelizmente ele faleceu porem ficou vivo na memoria da menina que se chamava Maria.

    ResponderExcluir
  14. A parte que eu mais gostei foi quando a Maria botou a mão com a corda amarrada nela

    ResponderExcluir
  15. A parte que eu mas gostei foi quando Maria parou de pular corda e foi brincar com ele isso mostra que ela tem um certo sentimento por ele 😀júlia year 3B

    ResponderExcluir
  16. Eu gostei da parte que a Maria levantou a camisa do menino para vibrar o goooooooooooollllllllllll.
    Pedro Novelino

    ResponderExcluir
  17. A PARTE QUE MAIS GOSTEI FOI QUANDO MARIA COLOCOU UMA MUSICA, O LEVANTOU E COMEÇOU A DANÇAR COM ELE E ELA FICAVA IMAGINANDO ELES DANÇANDO NO SALAO DE BAILE.

    ResponderExcluir
  18. Queridos alunos, muito obrigada por dedicarem um tempinho para assistirem novamente o filme! "Cordas" é um curta espetacular! Todas as vezes que o assisto sou tomada por uma emoção que me faz refletir sobre como eu estou tornando as pessoas ao meu redor especiais. Espero, meus queridos, que vocês nunca deixem de ver e tornar o outro especial em suas vidas. Vocês são muito especiais para mim! Beijos!!! Ms. Janaína

    ResponderExcluir
  19. a parte que mais gostei foi quando maria ia jogar footboll com o menino

    bjos BLANCA BRESANI SANTOS.

    ResponderExcluir